18.5.09

Despedidas

Au revoir. Um mal necessário. Afinal de contas, como giraria o mundo sem que víssemos os dias partirem? Como amadureceríamos se não nos despedíssemos das fraldas e das chupetas? Como poderíamos ser realistas se nos prendêssemos às fantasias e ilusões? A vida é feita de fases. Algumas têm limites muito bem definidos, outras nem tanto, mas todas elas envolvem desapego de algo, por menor que seja. Interessante é perceber que algo que pode nos dar tanto trabalho para nos livrarmos lá atrás, hoje pode nos parecer tão irrelevante. Isso me faz perceber que a relevância do momento pode tornar a despedida mais difícil.
Farewell. A despedida, de fato, está diretamente relacionada ao momento de cada um. Seja do que parte, do que fica, ou de ambos. E não adianta dizer que foi pego de surpresa, porque esse momento envia sinais claros de que está a caminho: as ações. Mesmo lidando com elas com negligência, através de ações conseguimos sair da vida das pessoas ou tirar pessoas da nossa vida, sem precisar falar absolutamente nada. Por outro lado, algo que você diga a um amigo num momento seu pode representar as suas últimas palavras com ele. Ou seja, o uso ou não das palavras pode tornar a despedida mais ou menos dolorosa. É bom saber que


"Não dizemos 'adeus' com palavras."


Adiós. Se não fosse realmente necessário, despedir-se seria muito fácil. Mas ninguém disse que seria fácil. Despedidas não são fáceis nem quando significam o início de uma nova fase de progresso na vida de uma pessoa. Nesses casos, o elemento mais intrigante nos abraços e beijos demorados é a esperança de que tudo vai dar certo no destino incerto para onde a viagem está a levar. Mas a mesma esperança faz com que percamos oportunidades de despedirmos uns dos outros. Nessas situações, prevalece a esperança da permanência, sendo que, em muitos casos permanecer é impossível. Sendo assim, a esperança consegue tornar a despedida uma tempestade de emoções.
Auf Wiedersehen. Não é necessariamente o fim. Se olharmos por outro ângulo, nos despedimos de uma situação para iniciaCor do textor uma nova, seja um projeto, um emprego, um relacionamento, uma conversa, até mesmo de um amigo. Despedir-se de alguém pode representar o fim de um relacionamento constante para iniciar um virtual, por exemplo, ou mesmo a oportunidade que algumas vezes nos damos para conhecer novas mentes e novos mundos. Portanto, olhar por um outro prisma pode responder às perguntas que surgem com as despedidas.
Arrivederci. É o ponto de partida da contagem regressiva para o reencontro. Saber que aquele abraço de despedida em breve pode ser um abraço pra matar as saudades acumuladas enquanto estamos longe é reconfortante. A espera pelo reencontro pode ser agoniante, chega a doer, faz mal, mas a certeza do reencontro é revigorante e rejuvenescedor. Só conhece o sabor de um "Quanto tempo!" quem se permitiu um dia sofrer por um "Vai com Deus!". Em resumo, o reencontro é o grande regalo da despedida.
Sayonara. Não é momento de arrependimento, mas de visão. É hora de olhar pra frente e se preparar para o que está por vir. Olhar para trás só se for para lembrar de suas origens ou para lembrar de erros passados de modo a evitar repeti-los. Saudade alimenta a alma e assim seguimos em frente. Podemos não saber para onde devemos ir, mas sempre sabemos a hora de partir. Enfim, despedidas podem nos resgatar de frustrações que podem nos prender para sempre no lugar de onde deveríamos ter saído quando recebemos o sinal. E agora é a hora de me despedir, também...

3 comentários:

Blog do Pablo* disse...

Odeio despedidas!!! Seja em que língua for... Odeio!!! Me acabo no choro!!! Mas eu sei que muitas vezes, elas são necesárias, e a gente tem que enfrentá-las, engolí-las, levantar a poeira e dar a volta por cima (já ouvi essa frase em algum lugar, mas tudo bem!!). Question: why the fuck you wrote something about 'despedidas'??

r.gil.sp disse...

Pablo*, primeiramente obrigado pelo comentário.
Se você ler o texto novamente encontrará a resposta para a sua pergunta nas entrelinhas.
A minha pergunta pra você é: Qual é a música ideal para a trilha sonora de uma despedida?

Tereza Jardim disse...

"A saudade é prego, parafuso... quanto mais aperta, tanto mais difícil arrancar." - Brigitte Bardot - Zeca Baleiro

É desse jeitinho assim. Mas é bom, porque saudade é sinal de uma coisa muito gostosa que você vivenciou.

E eu sinto muita, MUITA saudade de nós todos.